terça-feira, 6 de outubro de 2009

*DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE, CONTRA AS EXECUÇÕES SUMÁRIAS

No Brasil, a Constituição Federal de 1.988 proíbe a pena de morte (artigo 5º, inciso XLVII). Entretanto, podemos dizer que ela tem sido “aplicada ilegalmente”. São chacinas, execuções sumárias e mortes de pessoas que se encontram sob custódia e responsabilidade do Estado. Falamos de mortes questão diretamente relacionadas com torturas, maus tratos e condições degradantes a que são submetidos(as) os(as) detentos(as). São também as mortes de adolescentes nas unidades da FEBEM/Fundação CASA. Além das mortes de pessoas internadas em manicômios e casas de internação.
As vítimas dessa “pena de morte” são, em sua grande maioria: jovens entre 15 a 24 anos de idade, moradores das periferias das grandes cidades, afrodescendentes em sua grande maioria e pobres no geral. A impunidade em relação aos casos de homicídios nas periferias é enorme. Não existe estímulo por parte dos organismos investigadores do Estado em revelar a autoria de tais mortes, muitas vezes porque existe o envolvimento de policiais.
Somente com forte pressão da sociedade civil, comunidades organizadas e entidades de defesa dos direitos humanos é que mobilizaremos um grande movimento contra essa barbárie. Participe da audiência pública que discutirá essa questão com autoridades e representantes do Poder Público seguido da caminhada para o ato ecumênico e inter-religioso.


*Data:* 09 de outubro de 2009 (sexta-feira)
*Horário:* a partir das 14h
*Local:* Auditório Espaço da Cidadania “André Franco
Montoro” - Pátio do Colégio, 148 – Térreo
Centro – São Paulo – SP
Informações: *
(11) 3101-6084
acatbrasil@acatbrasil.org.br

Um comentário:

  1. Olá Ricardo, sou aluno ...curso a 3ª série do ensino médio...estamos debatendo sobre a pena de morte...somo contra e gostaria que me autorizasse a usar sua matéria para debate e postagem no meu blog...

    agradeço a compreenssão.


    Atenciosamente, Luis Fernando de Souza Menezes.

    ResponderExcluir