segunda-feira, 25 de julho de 2011

REPORTAGEM

domingo, 3 de julho de 2011

A verdadeira e única história do renascimento do Museu do Automóvel de Caçapava !!!


Meus amigos: Alguns anos decorridos da morte de Roberto Lee, como morador de Caçapava e visitante, em dezenas de ocasiões, do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, percebi que, as intrínsecas particularidades das disputas familiares em torno da herança, haviam criado um vácuo sobre as instalações!

O acervo, com o tempo, acabou se deteriorando, vitimado pela ação do tempo, por roubos seguidos, pela umidade, dejeto de pombos e morcegos, e pela queda parcial do teto do pavilhão onde se encontravam praticamente empilhados uns sobre os outros, além de perder (por motivos ainda não totalmente esclarecidos), grande parte dos veículos que ali eram expostos, num total de 97 veículos, reduzidos a apenas 40 em estado precaríssimo, alguns até mesmo com impossibilidades totais de restauro!
Daquela época para cá, quase todas as autoridades municipais, inclusive a atual, pressionadas pela população, tentaram reverter a situação sendo, no entanto, prejudicados pela falta de interesse da herdeira, Sra. Mariângela Matarazzo que, em alguns casos, sequer chegou a receber representantes da cidade!

Por volta do ano da criação do Taiadablog, 2008, fiz uma primeira (31/08) postagem, já reclamando do descaso em relação ao estado de abandono do Museu do Automóvel de Caçapava e, à partir dali, iniciei uma campanha conclamando apoio geral, numa inglória luta para que todo o acervo fosse reativado (parceria entre a sociedade e a herdeira) ou até mesmo doado para a municipalidade que, juntamente com a sociedade organizada, fariam ressurgir das cinzas, o sonho do empresário Roberto Eduardo Lee!

Dentro do planejamento de nossas atividades, iniciei contatos com vários órgãos da imprensa regional, nacional e até mesmo internacional, buscando apoio para a gigantesca tarefa que teríamos em mãos!

Para nossa sorte, o assunto caiu nas graças da grande imprensa, levando o assunto Museu do Automóvel de Caçapava, ao horário nobre e às páginas principais dos grandes jornais, revistas, portais da Web, e até mesmo fóruns especializados, primeiramente mediante exacerbadas críticas em relação ao abandono das instalações e do acervo mas, num segundo momento, começaram a nos auxiliar a impulsionar planejamento de nossas atividades!

Tal ajuda acabou favorecendo novas intervenções por parte da comunidade política caçapavense, particularmente na pessoa dos srs. Fabrício Correia (Secretário de Cultura de Caçapava) e Hudson Moureira (Diretor de Cultura), junto à herdeira, à época, também pressionada por autoridades do porte do Dr. Ricardo Yamazaki (Membro da Secretaria de Justiça do Estado de SP e conselheiro do CONDEPHAAT), do Dr. Eugênio de Camargo Leite (Dr. Geninho, Diretor Regional Litoral SP da Federação Brasileira de Veículos Antigos) e do Sr. Aldo Fusco (Presidente da CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, apoiados pelo Dr. Andréa Matarazzo, (primo da herdeira e Secretário de Cultura do Estado de São Paulo)!

Após inúmeras tratativas, reuniões e negociações, a herdeira, Sra. Mariangela Matarazzo acordou em passar à municipalidade o acervo completo, inclusive com a locomotiva.

Quanto às instalações, também serão doadas, futuramente, em troca de área de terras na mesma região, com a finalidade de implantar um loteamento residencial de classe média! O projeto do loteamento, encontra-se em fase de aprovação dos órgãos competentes, e assim que for aprovado e incorporado, a proprietária assinará os termos de doação, à municipalidade, da área onde se localizam os antigos prédios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas!

O Termo de Doação do acervo foi assinado pelo Prefeito Municipal Carlos Vilela e pela herdeira, Sra. Mariângela Matarazzo, no dia 10 de Janeiro de 2011, sendo que, após cerca de 10 dias, e antevendo o recrudescimento da ação de marginais junto aos veículos desprotegidos na Fazenda Esperança, decidiu-se por bem, e para salvaguardar os veículos de danos maiores, transferir todo o acervo para o pavilhão do Centro Cultural da cidade.

Nesta ocasião, os veículos foram lavados, limpos e desinfectados, dado às possibilidades de eventuais contaminações, decorrentes da ação dos dejetos de pombos e morcegos, além da grande incidência de fungos e umidade. Após, os veículos foram dispostos em pavilhão fechado, sem acesso de visitantes, por enquanto!

Como responsável pelos cuidados aos veículos, à partir daí, ficou encarregado o Sr. Marcelo Bellato, funcionário de carreira da Prefeitura de Caçapava, o qual, por ser especialista em restauro de veículos antigos, tem dado uma inestimável colaboração para que a coleção de Roberto Lee, volte um dia, a ser exposta à opinião pública!

Atualmente a Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Cultura, está desenvolvendo um amplo projeto para a reativação do Museu em parceria com o governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Turismo e a Divisão Estadual de Museus.

Meus amigos: a reativação do Museu do Automóvel de Caçapava, além de resgatar um importante e histórico momento vivido por nossa comunidade, terá um papel vital para a mudança do norte turístico da cidade, hoje visto, até mesmo com certo descrédito, como cidade caipira, muito ligada ao bolinho de quermesse!

Temos, em mãos, possibilidades concretas de transformar nossa cidade num centro de referência do antigomobilismo nacional, certamente com profundos reflexos no gerenciamento comercial da cidade e, principalmente, no desenvolvimento urbano que tudo isto nos propiciará!

Atualmente, dado aos contatos efetuados pelo Sr. Marcelo Bellato, já foram conseguidas parcerias (sem custo) para o restauro de alguns veículos, como a Alfa Romeo 1926 Conversível Touring e os Cadillacs, os quais, com o mínimo de reparos, já poderão ser expostos, para o regalo da população!

Estão sendo feitos vários outros contatos (Vide nossa postagem com o Sr. Vanderlei Munhoz Salaviaw), no Brasil e em várias partes do mundo, com especialistas e colecionadores, que também nos ajudarão não só no restauro dos veículos, como também na reconstituição de seus históricos, com finalidades museológicas!

Por fim, esta é a verdadeira e única história dos passos que nos levaram até nossa posição atual em relação ao Museu do Automóvel de Caçapava, fato que só foi possível, mediante a somatória de esforços do Taiadablog, da Prefeitura de Caçapava (Prefeito Carlos Vilela, o Secretário de Cultura Fabrício Correia e o Diretor de Cultura Hudson Moureira) e, principalmente em relação aos Srs. Dr. Ricardo Yamazaki, Dr. Geninho, Sr. Aldo Fusco e Dr. Andréa, citados em parágrafo anterior deste!

O resto, é farofa! E bumba meu boi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário