sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MÍDIA

Geral - 12/06/2009 - 07:00
Conferência discute políticas públicas para acelerar o processo da igualdade racial no país Com objetivo de elaborar as propostas de políticas públicas para a promoção da igualdade racial, o enfrentamento do racismo e da discriminação dos povos está sendo realizada, em São Paulo, a 2ª Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial.

Segundo Ricardo Augusto Yamasaki, assessor da Secretaria Estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, a conferência servirá para que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tenha uma visão geral das demandas dos estados com relação ao tema da igualdade racial. “Nós privilegiamos as conferências regionais para entender o estado como um todo. Este é um momento de encontro entre a sociedade civil e o poder público para levantar caminhos e demandas em conjunto”, disse.

Entre os assuntos discutidos estão o da educação, cultura e lazer; segurança pública e acesso à Justiça; habitação moradia e terra; saúde; do trabalho, emprego e renda. “Na questão da educação, a principal demanda é a implementação da Lei 10.639, que prevê o ensino da história da África nas escolas públicas", disse Yamasaki.


O assessor afirmou ainda que, embora a conferência seja voltada para a promoção da igualdade racial, é preciso lembrar que o Brasil tem uma discriminação histórica em relação aos negros. “Nós tivemos uma escravidão, depois uma abolição inconclusa, porque deu aos negros escravos a liberdade sem condição ou estrutura nenhuma e as pessoas tiveram que partir do zero. Enquanto outros povos, outras nações, já estavam desenvolvidas na época”. Segundo Yamasaki, para que os negros conquistem a igualdade mais rapidamente são necessárias a adoção de medidas que agilizem ainda mais esse processo.

A conferência estadual vai reunir as propostas fechadas nas 16 conferências regionais realizadas com grupos e comunidades de terreiros, de quilombolas, de indígenas e ciganos. No evento, também será definida a delegação que participará da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial que será realizada no fim do mês, em Brasília.

Ag.Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário